Complementos Pedagógicos

Está acontecendo no mundo, está no Mater Dei

Criatividade, curiosidade, interesse e experimentações: para promover uma formação integral e de qualidade, com linguagens e informações sempre atualizadas, o Mater Dei organiza os complementos pedagógicos com objetivo de disponibilizar atividades que apresentem ideias inovadoras para um novo no mundo.

Personalização do Ensino – Um novo passo em parceria com a Geekie

O Mater Dei, em parceria com a Geekie, já está revolucionando, com extrema qualidade, a relação entre ensino e aprendizagem por meio do uso da tecnologia. A partir de 2018, damos um novo passo em parceria com a Geekie e, além dos aplicativos que já usamos, adotaremos para o 1º ano do Ensino Médio a plataforma personalizada de educação Geekie One.

O material didático é levado integralmente para o ambiente digital e passa a ser acessado pelos alunos em Chromebooks ou Smartphones. Com esta inovação, aceleramos a compreensão do desempenho de cada aluno e a personalização do aprendizado, facilitando também a mediação do professor com intervenções pedagógicas mais claras e assertivas. O conteúdo ganha vida, clareza e contextualização necessárias para despertar a motivação dos alunos.

• Ensino Fundamental II (Geekie Teste e Geekie Lab) e 1o ano do Ensino Médio (Geekie One)

Tecnologia na Educação – Google for Education / Foreducation  EdTech

Esta é uma parceria profissional entre o Mater Dei e uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google. Neste contexto, o Mater Dei trabalha com tecnologia Google por meio de um conjunto de aplicativos em nuvem que possibilitam:

• melhora na comunicação professor­-aluno, aluno­-professor e aluno­-aluno;
  • mais dinamismo na realização de atividades;
  • acompanhamento e comunicação, em tempo real, de o professor dialogando com seus alunos e eles entre si, nas atividades de tarefas e pesquisas;

Além disso, os aplicativos têm dois principais objetivos:

• eliminar “as paredes das salas de aula”;
  • possibilitar o acompanhamento de projetos e aulas, ainda que os alunos estejam ausentes do colégio, no dia da atividade.

Inglês com certificação internacional e excelência no aprendizado.

O curso de inglês do Mater Dei prepara os alunos para um excelente nível acadêmico e para todas as situações reais de comunicação. O Mater Dei também adota os exames de proficiência de Cambridge Assessment English, departamento de exames internacionais de proficiência da Universidade de Cambridge, da Inglaterra. Os alunos do colégio recebem os certificados de reconhecimento internacional de Cambridge English pelos níveis alcançados de proficiência em língua inglesa.

Experiências Internacionais – Cultura, Aprendizado e Muito Conhecimento – IEB International Education

A IEB (International Education Bureau) está presente no Mater Dei para viabilizar interesses de famílias e alunos em programas de experiências internacionais. Essa parceria tem o objetivo de promover aos estudantes e às famílias uma experiência de conteúdo cultural, pessoal, profissional e acadêmico.

• Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Raciocínio, Desafio e Solução de Problemas – Mind Lab

O Mind Lab são jogos de raciocínio em que os alunos, em aulas semanais e grupos organizados pelos professores, selecionam e aplicam estratégias eficazes e eficientes para a organização e resolução de problemas, a partir de técnicas estruturadas pelo programa. O objetivo é desenvolver habilidades indispensáveis para o cotidiano da sala de aula e, principalmente, para a vida profissional.

• Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II

Robótica Educacional – Lego Education

Nessa metodologia de trabalho em grupo, os alunos montam figuras de animais, carrinhos movidos a celular, lançador de aviões, túneis e diversas construções criativas. O estudante aprende a criar e gerenciar projetos, desenvolver soluções estratégicas, trabalhar em equipes, superar conflitos e construir normas de convivência. O objetivo da robótica educacional é fazer com que os alunos, por meio de possibilidades inteligentes combinadas, transformem peças soltas em grandes montagens.

• 5º ano do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II